quinta-feira, 14 de abril de 2011

Orientações Sequência didática.

ORIENTAÇÕES SEQUÊNCIA DIDÁTICA

O que é uma sequência didática?

Segundo Zabala (1988), uma sequência didática é uma sequência de atividades (leitura de textos, trabalhos em grupo, análise de filmes, pesquisas individuais, aulas expositivas) que visam o processo de ensino aprendizagem. Devem ser elaboradas visando um público-alvo específico. Devem promover aprendizagem significativa, meta-cognição, compreensão, conflito cognitivo, motivação. Deve apresentar interdisciplinaridade.

Quais são as etapas de uma sequência didática?

Ainda segundo este autor as etapas de uma sequência didática são:
1)    Levantamento de conhecimentos prévios sobre um determinado problema.
2)    Apresentar, contextualizar, analisar, discutir propor soluções para este problema.
3)    Sistematização de um novo conhecimento.

Por onde começar?

Inicialmente devemos selecionar um tema e, em seguida, uma questão geradora (problema) relacionada a este tema. É a questão que desencadeará, ao final da sequência, o novo conhecimento.
O tema geral (para todos vocês) é sustentabilidade. Vocês já definiram os sub-temas (lixo, poluição de rios, sexualidade). O que falta (para a grande maioria) é a definição da questão geradora (problema). Todas as perguntas das atividades das semanas 2 e 5 abordavam este aspecto.
O tema geral permite a elaboração de muitas questões geradoras.

Como continuar?

Definida a questão precisamos selecionar os conceitos e os fenômenos que iremos trabalhar em nossa sequência didática. Só depois é que definiremos os tipos de atividades.
Segundo Amabis (1998), “conceito é definido como um conjunto de características de objetos ou eventos designado por um nome. Um objeto, por sua vez, é qualquer entidade material, enquanto que evento é um acontecimento qualquer, real ou imaginário, que ocorre ou que passa vir a ocorrer. O conceito identificado por cadeira, por exemplo, designa objetos que têm em comum uma série de características, como pernas altas, assento individual, encosto etc. O nome inseto em Biologia é usado para designar animais que têm em comum algumas características, como três pares de pernas, um par de antenas e corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen. O conceito de digestão refere-se a eventos em que substâncias orgânicas são degradadas por meio da ação enzimática”.
Fenômeno é um acontecimento observável, algo que pode ser visto.

Um exemplo
Elaborei este exemplo de sequência didática para que vocês possam refletir sobre os aspectos que indiquei acima. Observação: esta sequência didática não teve com tema geral a sustentabilidade. Foi uma escolha aleatória, relacionada ao conteúdo do ensino médio. É só um exemplo.

Tema: Polêmica em relação à utilização de células-tronco embrionárias para fins de pesquisa.
Público-alvo: Alunos de 3ª. série do Ensino Médio
Questão geradora: Você é a favor ou contra a utilização de células-tronco embrionárias para fins de pesquisa?

Observação: Selecionei o público-alvo, o tema e a questão-problema. Estes últimos estão vinculados diretamente ao público-alvo.

Etapas

Para desenvolver a minha sequência proponho questões intermediárias para cada etapa.

1ª. etapa

1ª. Questão: Qual é a grande polêmica que envolve a utilização de células-tronco embrionárias?
Esta primeira questão tem o objetivo de contextualizar a questão-problema.

2ª. etapa

2ª. Questão: O que são células-tronco?

Conceitos que serão trabalhados: desenvolvimento, embrião, fases do desenvolvimento embrionário (mórula, blástula, gástrula), célula diferenciada, célula indiferenciada, células totipotentes.
Fenômeno: desenvolvimento.

3ª. Questão: Qual a origem das células-tronco que os cientistas pretendem usar em suas pesquisas e que geram a polêmica?

Conceitos que serão trabalhados: fecundação, fecundação in vitro.
Fenômeno: fecundação.

4ª. Questão: O que pensa cada uma das religiões envolvidas na polêmica?

Conceitos que serão trabalhados: conceito de vida para diferentes segmentos da sociedade (Ciência, religião).

Todas as questões intermediárias têm como objetivo analisar, discutir, pesquisar sobre a questão geradora.

3ª. etapa

Sistematização: Resposta da questão geradora com base em argumentos recolhidos no decorrer da sequência didática.

 
Como fica a tabela proposta da minha sequência didática


Aula
Tema principal
Objetivo
Interdisciplinaridade
Conceitos
1
A polêmica
Entender a polêmica da utilização de células-tronco embrionárias para fins de pesquisa
Não haverá.
Não serão trabalhados conceitos – é a aula de levantamento de conhecimentos prévios
2
Células-tronco – o que são?
Compreender o conceito de célula-tronco
Não haverá (é um assunto muito específico da Biologia) – será uma aula expositiva, com imagens sobre o desenvolvimento embrionário
Embrião, desenvolvimento, etapas do desenvolvimento embrionário
3
Células-tronco – o que são
Compreender o conceito de célula -tronco
Artes – pretendo que os alunos representem com massinha as etapas do desenvolvimento
Embrião, desenvolvimento, etapas do desenvolvimento embrionário
4
Origem das células-tronco embrionárias
Compreender a origem das células-tronco embrionárias (resultado de fertilização in vitro)
Geografia – painel da utilização de reprodução assistida em outros países
Fecundação, fecundação in vitro
5
Origem das células-tronco embrionárias
Compreender a origem das células-tronco embrionárias (resultado de fertilização in vitro)
Geografia – painel da utilização de reprodução assistida em outros países
Fecundação, fecundação in vitro
6
O que pensam os cientistas e as religiões sobre vida.
Compreender o conceito biológico de vida
História – origem das diferentes religiões. Características
Conceito biológico de vida
7
O que pensam os cientistas e as religiões sobre vida.
Compreender o conceito biológico de vida
História – origem das diferentes religiões. Características
Conceito biológico de vida
8
Sistematização
Responder a questão inicial – na forma de debate ou texto
Português – se eu optar por uma redação.
não


Vocês perceberam que eu utilizei duas aulas para trabalhar os mesmos conceitos, com o mesmo objetivo? Pretendo desenvolver diferentes atividades para um mesmo objetivo. Como por exemplo, a aula 2 será uma aula expositiva com recursos visuais e a aula 3 uma aula prática na qual os alunos reproduzem em massinha as etapas do desenvolvimento que eles observaram nas imagens dos filmes da aula 2.

Referências
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.
AMABIS, J.M. Mapeamento de conceitos.Centro de Estudos do Genoma Humano CEPID - FAPESP/USP.Grupo de Pesquisa no Ensino de Biologia Molecular
Depto de Biologia - Instituto de Biociências USP, 1998.

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